Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

CFFB e PREVENÇÃO AO HIV

Irmãos e irmãs da Conferência da Família Franciscana do Brasil participam do 18° Seminário de Prevenção ao HIV, ocorrido entre os dias 13 a 15 de outubro de 2022, em Vitória/ ES.



O evento é uma iniciativa da Pastoral da Aids - CNBB. A pastoral é uma instituição que desenvolve, ao longo de sua história, através de seus agentes voluntários, ações de prevenção, por meio do esclarecimento acercada epidemia, diálogo sobre os tabus que a doença envolve, bem como incentivo ao diagnóstico precoce das IST. Ao mesmo tempo, atua no acompanhamento de pessoas que vivem com HIV/Aids e seus familiares através dos Centros de Convivência e Casas de Apoio, em suas diversas vulnerabilidades, incluindo ações contra o preconceito e a discriminação. Atualmente, Dom Luiz Ricci está na presidência da Pastoral e acompanha este serviço com muita dedicação, pois precisamos vencer a epidemia da aids com amor e compromisso.



O referido Seminário ofereceu diversos momentos de Oração e estudos, com Missa de Abertura ocorrida na Igreja de Nossa Senhora da Penha, animada pelos Frades Menores. A Espiritualidade da Pastoral da Aids está intimamente ligada ao Evangelho por meio da iluminação e testemunho do "bom samaritano". Tem como padroeiros "São Francisco de Assis e Santa Dulce dos Pobres". E diante disso, muitos irmãos e irmãs ligados à CFFB são colaboradores deste serviço de caridade, justiça e paz.



Na ocasião se fizeram presentes os Frades Capuchinhos da Fonte Colombo, de Porto Alegre/ RS, Frei Luiz Carlos Lunardi e Frei José Bernardi, e Frei Edmilson de Jesus, OFM Cap de Goiás. Também, Irmã Francilene Cavalcante, Franciscana Capuchinha de Madre Rubatto, do Maranhão. E os irmãos da Ordem Franciscana Secular: Francisco José Corrêa de Araújo, coordenador da CFFB Norte 2 (Pará), Giovanna A. Santos, Mato Grosso do Sul. E o formando, João Ramil, do Paraná.




Além destes irmãos e irmãs, muitos outros Francisclarianos participaram da Pastoral, como as Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia, em Anápolis/ GO e Frades da Custódia Santo Antônio da Amazônia. Deste modo, seguimos testemunhando nosso carisma junto aos mais pobres e vulneráveis, conforme nos inspira nossa Regra e Vida, em "Justiça, Paz e Integridade da Criação".


Fomos muito bem acolhidos por Dom Frei Dario Campos, OFM e os confrades do Convento da Penha, igualmente pelos irmãos da Fraternidade Secular de Vila Velha, que nos visitaram no Seminário, coordenados por irmã Amélia Pimentel, OFS.

Sigamos em frente na profecia do esperançar, juntos pela vida! 



Um comentário:

  1. QUE DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE A TODOS E TODAS QUE ESTÃO NESTA ÁRDUA E BELA MISSÃO. PAZ E BEM

    ResponderExcluir