Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

1ª. ASSEMBLÉIA DA FAMILIA FRANCISCANA REGIONAL NORTE II - PARÁ E AMAPÁ DIAS 12 a 14 de Abril de 2013 - CASA SANTA CLARA - BELÉM – PA




A Assembléia teve inicio ás 17 horas do dia di dia 12.04.2013 com a acolhida dos participantes, credenciamento e jantar. Ás 19h30 deu-se a Abertura oficial, pela Ir. Antonia Francilene de O. Cavalcante, Capuchinha de Madre Rubatto, que assume a coordenação do Regional. Houve a acolhida e apresentação dos e das vinte e duas participantes presentes, destacando a presença de Frei Éderson Queiroz, OFMcap, Presidente Nacional da FFB e da Irmã Giuliani do Bom Pastor, Clarissa Capuchinha (Contemplativa). Foram apresentadas as equipes de serviço e as disposições da casa. No final, conclui-se com a Oração de Completas.
No dia 13.04. Houve a Oração das Laudes, às 6h30 e a seguir o café da manhã. Ás 8h, em breve comunicação, Frei Éderson se dirige à Assembleia, animando-a na junção de forças de toda FF para a elaboração do Plano de Gestão Trienal no Regional NORTE II, a partir do Objetivo Geral e das Prioridades da FFB – 2013- 2015. Às 8h30, Mon. Raimundo Possidônio Carrera da Mata, do conselho de governo da Arquidiocese de Belém, apresentou um histórico da presença da FFB, na Amazônia e em todo Regional Norte, desde os primórdios brasileiros, enaltecendo a atuação e serviço de irmãos e irmãs franciscanas, até a doação total da vida. Às 10h, tempo de intervalo e entrevistas à TV Nazaré, que fazia cobertura ao evento. Às 10h 30, Frei Éderson expõe colocações importantes sobre o Tema desta Assembléia: Carisma e Profecia e orientou a Assembléia no sentido de refletir e atuar a partir também dos desafios amazônicos, prioridades e urgências; bem como a necessidade de união de forças, serviço e animação de irmãos e irmãs na caminhada do Regional Pará e Amapá. Falou sobre a convocação prática que a celebração do Ano da Fé propõe e sobre a Igreja, desde o Vaticano II. Falou especialmente sobre “A VOLTA ÁS FONTES do Carisma franciscano e a criação de organismos franciscanos em função da mesma. No Brasil e no Chile foi criado o CENTRO DE ESTUDOS FRANCISCANOS E PASTORAIS PARA A AMÉRICA LATINA, que posteriormente se tornou a FAMILIA FRANCISCANA DO BRASIL, cuja finalidade seria conviver e integrar a FAMILIA FRANCISCANA com o novo rosto de UNIDADE NA IDENTIDADE, na fraternidade de irmãs e irmãos menores, testemunhas dos Mistérios de Cristo Ressuscitado, a serviço dos pobres e da Igreja, atualmente, vivendo um tempo novo de Esperança e compromisso renovado, a partir de um Papa Franciscano, Francisco.
A FFB é a única organização que reúne numa só família, congregações de tantos variados carismas. São muitos grupos filiados de Ordens, Congregações, novas Comunidades e até uma entidade Anglicana; Pois a FFB é portadora de um Estatuto aberto. Francisco e Clara são uma síntese do humano e pertencem à humanidade toda. Mais do que Congregações a FF reúne a Vida Consagrada, como um todo e abrange todas as Congregações. Orientou o trabalho a ser realizado em grupos, no período da tarde, sobre prioridades de ação no Regional e a importância da organização e pertença ao mesmo. Às 14h30 foram realizados os trabalhos nos grupos até às 16hs, quando se deu o Plenário das conclusões:
PRIORIDADES LEVANTADAS – I. ORGANIZAÇAO (estatística, divulgação e comunicação pelas redes sociais, visitas fraternas, formação de núcleos, socialização de dados, informações e estudos.Planejamento e programações locais e regionais.Finanças e Administração). 2. FORMAÇÃO (Espiritualidade francisclariana, considerando as FONTES Franciscanas; pertença à FF englobando outros SERVIÇOS da mesma, como o SINFRAJUPE) e estudar as Prioridades da Assembléia Nacional da FFB para pô-las em prática. 3. PROFECIA (Atuar e Somar forças com os Movimentos sócio-ambientais em função da vida; Participar dos Conselhos Municipais, dando testemunho franciscano, desde as pequenas ações, como divulgar, participar , apoiar de todas as formas as iniciativas em função da vida.E sobretudo estar em sintonia de Orações e solidariedade aos mais pobres e sofredores.
No final, Ir. Francilene se dirigiu à Assembléia, falando um pouco do convite recebido e de sua atuação como Coordenadora da FF Regional Pará e Amapá, fazendo a devolução do mesmo e motivando a assembléia a levantar nomes de pessoas para continuar a função de Coordenadora Regional da FF. Idéia reforçada por Ir. Alayde, que incentivou à juventude para assumir com coragem os serviços e compromissos em função da organização regional da FF, anunciando a eleição prevista.
A partir das 18h houve Celebração Eucarística, Jantar e recreação cultural de confraternização. Este foi o 2º. Dia da Assembléia, na qual estavam presentes 27 irmãos e irmãs de Ordens e Congregações religiosas franciscanas.
O terceiro dia da Assembleia teve inicio, às 6h30, com a Oração das Laudes e café da manhã. Ás 8h foi feito uma memória das sessões anteriores e em seguida Frei Éderson Queiroz, assessor e presidente desta. Assembléia deu inicio aos trabalhos do dia:
VOTAÇÃO DAS PRIORIDADES LEVANTADAS PARA SEREM TRABALHADAS, NO PRÓXIMO TRIÊNIO:
1ª. ORGANIZAÇÃO, a qual compreende: planejamento, divulgação, visitas fraternas, estatística, formação de núcleos, socialização da sustentabilidade financeira, administração e finanças.
2ª. FORMAÇÃO, A QUAL COMPREENDE: ESPIRITUALIDADE FRANCISCLARIANA, considerando as FONTES Franciscanas, pertença, atualidade e serviços da FF, como o SINFRAJUPE: E estudar as urgências e prioridades, cf a Assembléia Nacional 2013-2015.
3ª. PROFECIA: SOMAR FORÇAS COM OS MOVIMENTOS SÓCIO-AMBIENTAIS EM DEFESA DA VIDA; PARTICIPAR DOS Conselhos Municipais, dando testemunho franciscano.
Expostas à votação, todas as prioridades e seus sub-tópicos foram aprovadas por unanimidade. A seguir foi realizado o processo eleitoral da nova Coordenação nos próximos três anos. Foi feito o levantamento de nomes para as funções de Coordenador (a), vice-coordenador (a), Conselheiros (as) e tesoureiro (a) . Deu-se início a votação secreta e individual e a seguir a contagem dos votos.
Eleita coordenadora, com 14 votos dos 22 votantes, a Irmã Antonia Francilene de O. Cavalcante ( Capuchinhas de Madre Rubatto); Eleito Vice-Coordenador, com 15 votos dos 22 votantes, Frei Carlos Pestana, OFMcap. Eleita primeira conselheira, com 13 votos dos 22 votantes, Irmã Fátima Correia – OFS: segunda Conselheira, com 06 votos, Ir. Francelina L. Guimarães (Congregação Franciscanas do Sagrado Coração) e da mesma Congregação, foi eleita tesoureira, a Irmã Cipriana D. Lima, com 19 votos.
Frei Éderson Queiroz, Presidente da FFB Nacional e desta Assembléia, após perguntar e obter o “SIM”das pessoas que obtiveram o maior número de votos, declarou composta e eleita a nova Equipe de Coordenação da FFB – Regional Norte II , Pará e Amapá , com os aplausos da Assembléia.
A avaliação desta assembléia, feita por escrito, foram entregues à Secretária.
Informes, avisos e lembretes diversos: Enviar dados estatísticos atualizados deste Regional à FFB –Nacional ; bem como endereço eletrônico para receber a Revista “Irmão Sol” e assinatura da “Revista Franciscana”, meio de fazer circular o franciscanismo de modo geral. Fazer a atualização das contribuições à FFB, Nacional e Regional. Conhecer e divulgar a programação da FFB na Jornada Mundial da Juventude, pelos “Franciscanos JMJ”. Ir. Francilene informa que já é tempo de confirmar a inscrição para o Encontro Nacional dos Coordenadores Regionais da FFB e comprar as passagens aéreas. Irmão Antonio Benedito, OFS convida a FF Regional a assumir com ele o a campanha de trabalho contra a proliferação e erradicação da hanseníase, no Pará, onde a incidência da doença é maior e atinge os mais pobres. Contatos com Lucivaldo , OFS, na Casa S.Clara, para maiores informações e ações.A Arquidiocese de Belém convida a FF Regional para elaborar alguma Programação franciscana para incluir na programação geral dos 400 Anos de Belém.Para isso se faz necessário levantar uma Comissão de trabalho. Ficou também o apêlo para uma manifestação franciscana, diante dos desafios amazônicos. Quem? Quando? Como ?
12hs – Celebração Eucarística, ação de graças e reanimação da FF Regional: Alegria, Esperança e União. Em seguida houve o almoço de confraternização, encerrando assim a 1ª. Assembléia da FF Regional No II, no dia 14 de Abril de 2013 em Belém do Pará. A seguir nomes das e dos irmãos e irmãs de Ordens e Congregações, da JUFRA e SINFRAJUPE, os quais assinaram a Ata deste último dia;
Frei Éderson Queiroz, OFMcap, Frei Carlos Pestana, OFMcap; Ir. Francelina Lopes Guimarães, FSC, Jucilene Caldas da Silva, OFS , Ir. Antonia Francilene de O. Cavalcante, CMR; Ir. Ariana Braga dos Santos; FSC,Ir. Inês Soethe Marcos; PISF, Ir.Miguel dos Santos Fagundes , OFS ; Maria do Socorro Marinho, Maria Assunção do Espírito Santo, Maria de Fátima Rodrigues dos Santos, Ir. Cipriana Dalmacio Lima, FSC, Antonio da Silva Oliveira Junior (JUFRA), Frei Hermano Schivalbent, OFM; Alberina A.Costa; OFS Ir. Maria Giuliani do Bom Pastor, CC; Ir. Jocimara Silva dos santos; FSJ, Ir.G.Tavares da Silva , FSJ; Irmã Raimunda Maria Pereira de Souza ,SMIC; Ir. Ana Rita Duarte de Oliveira, Lucivaldo da Silva Costa, OFS e Ir. Alayde Rosa Baldoni, CFMSS.
Em louvor de Cristo. Amém.


VEJA A BAIXO AS FOTOS DA NOSSA ASSEMBLÉIA.

Nenhum comentário :

Postar um comentário