Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de junho de 2021

CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL 2021


Dia 03 de junho de 2021, às 20h, a presidenta do CNLB - Sônia Gomes de Oliveira, 

Pronunciou a abertura do evento com a tématica: “Cristãos leigos e leigas em missão: respondendo aos novos desafios”.

De acordo com a secretaria do CNLB, até às 13h desta quinta-feira, 209 delegados, de todo Brasil estavam inscritos esse grande encontro a se desenvolver até sábado (5).

Dom Giovane Pereira de Melo bispo de Tocantinopolis-TO, assessor eclesial do CNLB, enfatizou quatro verbos durante entrevista coletiva sobre a 39ª Assembleia do CNLB, realizada, remotamente, às 13h desta quinta-feira (3). Mobilizar, abrir, valorizar, olhar. O bispo disse que o leigo eclesial precisa ocupar espaço na sociedade e, em tom de convocação dos leigos e das leigas, disse “não podemos ignorar o luto, a dor das famílias brasileiras, mas sim ser solidários, escutar as pessoas vitimizadas, rezar com elas”.

O CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL (CNLB), fundado em 1975 como Conselho Nacional de Leigos (CNL), é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas, “que busca integrar os leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã inseridos nas atividades da sociedade” (Caderno do CNLB, nº 2)

Ao longo da história, foi se estruturando em conselhos regionais, diocesanos e locais. O CNLB está presente em 17 regionais e conta com 18 organizações filiadas.

Dentre estas, a Ordem Franciscana Secular e a Juventude Franciscana, ramos leigos da Família Franciscana.

Nesta Assembleia Geral Ordinária, estão representando a Ordem Franciscana Secular do Brasil: Hélio da Costa Gouvêa, Juliana Caroline Gonçalves Almeida e Francisco José Corrêa de Araújo. 

E a JUFRA Nacional, por sua vez, foi representada pelo Secretário Fraterno, José Douglas Soares Cordeiro de Souza.




















A Família Franciscana N2 se une em oração pelo Laicato de nosso Brasil na confiança fraterna  e na certeza de que os Cristãos leigos e leigas estão em missão respondendo aos novos desafios, na edificação do Reino em meio as realidades seculares. 

Paz e bem!

Por Francisco Araújo, OFS

--------------------------------

Fontes:
https://www.cnlb.org.br/?page_id=68
https://www.cnlb.org.br/?p=8017


Nenhum comentário :

Postar um comentário